Warning: time() expects exactly 0 parameters, 1 given in /home/blogprealfacom/public_html/wp-content/plugins/rock-convert/inc/frontend/class-frontend.php on line 167
Dicas

Saiba tudo que você pode fazer com a nota do ENEM

Escrito por Pré-Alfa
Powered by Rock Convert

Muitos estudantes que estão prestes a escolher um cursinho ou já entraram no ensino médio se perguntam sobre a importância da nota do ENEM. Fazer o exame ou não, é uma questão recorrente nessa fase da vida escolar. Afinal, qual a necessidade de fazer esse tipo de prova?

A resposta é extensa. Isso porque o ENEM não serve apenas para entrar em instituições públicas. Ele é válido para oferecer bolsas integrais e parciais em faculdades particulares e também permite a entrada em algumas instituições fora do Brasil. 

Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça 4 maneiras de usar a sua nota do ENEM. Confira!

1. Entrar na universidade pública sem fazer vestibular

Já foi o tempo em que, para entrar na universidade pública, era preciso fazer vestibular. Hoje, basta participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do governo federal para ter a chance de conquistar uma vaga.

A nota do ENEM é usada como critério para fazer parte dessa seleção. Ela serve para classificar os candidatos. Existe uma nota de corte para cada curso e instituição que é regulada a partir dela.

2. Complementar a nota do vestibular

Diferentemente das instituições públicas, há universidades privadas que ainda utilizam o vestibular como forma de ingresso. E a vantagem é que algumas dessas universidades permitem complementar a nota do vestibular com a nota do ENEM.

Powered by Rock Convert

É isso mesmo! Ela serve para aumentar a pontuação no vestibular. Verifique se a instituição privada aceita esse tipo de complementação, faça um cronograma de estudos infalível e aumente suas chances de entrar no curso dos seus sonhos.

3. Entrar em uma universidade na Europa

Essa maneira de usar a nota ainda é bastante desconhecido pelos estudantes. Mas é real! Sabe-se que ao menos seis universidades de Portugal reservam uma parte de suas vagas para brasileiros. E adivinha qual é um dos critérios de seleção? A nota do ENEM!

No entanto, é preciso pagar uma taxa de inscrição e, se aprovado, deve-se arcar com todos os custos de passagem, hospedagem e mensalidades. Observe os critérios de cada universidade e aventure-se no mundo!

4. Ganhar uma bolsa de estudos na faculdade particular

A nota do ENEM também vale para ingressar no Programa Universidade para Todos, o ProUni. Essa é outra iniciativa do Governo Federal que permite aos estudantes bolsas integrais ou parciais em instituições privadas.

Para ingressar no programa, há critérios socioeconômicos e é obrigatório ter participado do ENEM do ano imediatamente anterior. Além disso, deve-se ter atingido pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e nota maior do que zero na redação do ENEM.

Essas foram algumas maneiras de aproveitar a nota do ENEM. Com toda essa variedade de oportunidades que o ENEM oferece, você não pode deixar de obter uma boa nota. E para isso, dentre outros aspectos, terá de evitar distrações. Desligar aparelhos eletrônicos e escolher um lugar silencioso estão entres as estratégias para ganhar produtividade nos estudos.   

E aí? Quer acompanhar outras novidades? Então não deixe de curtir a nossa página no Facebook!

Powered by Rock Convert

Sobre o autor

Pré-Alfa

Deixar comentário.

Share This