Dicas Linguagens

Redação do Enem 2019: dicas para se preparar desde já

redação do enem
Escrito por Pré-Alfa
Powered by Rock Convert

Tirar uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio é um sonho de consumo de qualquer estudante, não é mesmo? Ser um candidato nota mil na redação do Enem também é algo para lá de especial e bem disputado. Uma das provas mais cobiçadas pelos estudantes, a redação tem se destacado pela sua importância.

Segundo dados divulgados pelo INEP, instituto vinculado ao Ministério da Educação, em 2016 foram inscritos mais de 9 milhões de candidatos e apenas 77 conseguiram nota máxima na redação. Em 2017, o número caiu para 53, e em 2018 foram 55 notas mil.

E você, quer ser um estudante nota mil na redação do Enem este ano? Então, se liga nas nossas dicas para se dar bem nessa prova.

Lembre-se da estrutura da redação do Enem

Sabe aquelas regrinhas básicas de um bom texto dissertativo-argumentativo com introdução, desenvolvimento e conclusão? Você deve estar afinado com elas na hora de fazer a sua redação.

Na introdução você apresenta o tema e o rumo que dará a ele no seu texto, sempre lembrando que é algo mais curto. No desenvolvimento, apresenta as ideias que comprovam o que foi escrito na introdução do seu texto. Lembre-se sempre de colocar da maneira mais clara possível.

Para finalizar a sua redação do Enem, conclua o texto retomando as ideias apresentadas na introdução junto com os argumentos expostos no desenvolvimento. Geralmente aqui você apresenta uma solução para o que descreveu no texto.

Saiba das atualidades

Uma das competências avaliadas no texto de uma redação do Enem é se o candidato compreendeu a proposta e aplicou os conceitos de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema.

Powered by Rock Convert

Isso significa não fugir do tema e demonstrar conhecimento sobre ele dentro do modelo solicitado. Por isso, estar por dentro dos principais assuntos que foram amplamente debatidos e divulgados no país durante o ano é um passo importante para fazer um excelente texto.

Sendo assim, leia bastante sobre os temas da atualidade. Há grande chance de o assunto da redação ter alguma ligação com eles. E você precisa demonstrar conhecimento sobre o que está escrevendo. Fique ligado!

Estude temas anteriores

Agora, que tal fazer uma análise sobre os temas das redações que foram aplicadas nos anos anteriores? Assim, você terá uma noção do que pode ser pedido nos próximos exames.

Pegando como base os temas anteriores, dá para perceber que eles partem para uma linha mais social, política ou científica. No ano passado, por exemplo, a redação do Enem foi sobre a manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet. Em 2016 tratou da intolerância religiosa.

Então, faça um estudo sobre tudo o que já foi pedido nas provas anteriores e tente montar textos dentro dos temas propostos para chegar mais preparado no dia.

Agora que você já entendeu a importância da redação do Enem e descobriu como escrever um bom texto, aprimore suas qualidades com o Pré-Alfa. Os nossos cursos são todos presenciais, com excelentes materiais de apoio para você ser nota mil na redação e nas demais provas.

Gostou do que falamos sobre a redação? Que tal agora conferir nossas dicas de como estudar Inglês para o Enem?

Powered by Rock Convert

Sobre o autor

Pré-Alfa

Deixar comentário.

Share This