Dicas

Afinal, quando começar a estudar para o Enem?

quando começar a estudar para o Enem
Escrito por Pré-Alfa
Powered by Rock Convert

O Exame Nacional do Ensino Médio, conhecido como Enem, é visto pelos estudantes como a grande oportunidade de conquistar uma vaga na universidade. Devido à sua complexidade, uma das maiores preocupações é saber quando começar a estudar para o Enem.

Saber o momento ideal é essencial para se organizar da forma adequada, conseguir estudar todo o conteúdo, estar preparado, alcançar boas notas, se destacar entre os candidatos e conseguir realizar o sonho de iniciar o ensino superior.

Esse tempo vai variar conforme o perfil de cada um. Por isso, preparamos este conteúdo com algumas dicas que vão ajudar a identificar a melhor hora para iniciar o seu processo de aprendizagem. Confira!

Analise o conteúdo programático do Enem

O primeiro ponto a ser avaliado para saber quando começar a estudar para o Enem é analisar todas as matérias que precisam ser estudadas. Afinal, 10 disciplinas parecem muita coisa para se aprofundar, então, com o edital em mãos, divida a matéria pelos dias que você tem pela frente, separando por disciplinas, para ter a noção exata da quantidade que você precisa encarar a cada dia da semana, até o dia da prova.

Avalie também a facilidade ou dificuldade que você tem em certas matérias, pois isso vai influenciar na realização do seu cronograma. Dedique mais tempo ao estudo daquilo que você não conhece ou acha mais difícil.

Com um planejamento, fica mais fácil se organizar e identificar qual é o melhor momento para começar. Pode ser 3 meses, 6 meses ou o ano inteiro: isso vai depender de você.

Reflita sobre sua rotina e seu grau de dedicação

Enumere as obrigações que fazem parte do seu dia a dia. Podem ser cursinho, escola, academia, estágio, entre outros. Cada atividade dessas consome uma parcela do seu dia, sobrando menos tempo para estudar. Então, esse levantamento deve ser feito para compreender quanto tempo terá disponível.

Powered by Rock Convert

Além disso, faça algumas perguntas para você mesmo: o quanto quer atingir esse objetivo? Você vai cumprir os horários de estudos estabelecidos? Respondendo esses questionamentos com honestidade, é possível mensurar quando precisa começar o processo de aprendizagem para ter o preparo necessário para alcançar seu objetivo.

Leve em conta a sua forma de estudar

Vai estudar em sozinho em casa ou em curso preparatório? Estudar em casa pode ser vantajoso pois vai permitir que você adéque seus horários e suas estratégias de estudo para o período do dia em que funciona melhor. Contudo, precisa saber se consegue aprender sozinho, se dará conta de ver todas as matérias e em quanto tempo em média conseguirá fazer tudo isso.

No curso preparatório, existe um cronograma com o período de horas totais que o curso vai durar e o método utilizado para aplicação das aulas. Porém, é preciso considerar que, dependendo do seu grau de retenção, será necessário rever em casa a matéria aprendida.

Independente da forma de preparação escolhida, analise sua rotina, perfil e necessidades. A partir disso, você conseguirá ver a forma de estudo que mais combina com você e o tempo ideal para se preparar melhor e evitar surpresas.

Avalie seu material de estudo

Outro ponto que vai influenciar diretamente no tempo necessário para preparação é a qualidade do material utilizado para estudar. Se os livros, aulas e apostilas, cursinhos forem de alto nível, você não vai gastar tempo lendo assuntos desnecessários, pouco úteis e com informações incorretas.

Uma dica é ler sites, blogs e fóruns sobre o assunto para receber indicações de materiais e ler conteúdos relevantes sobre como ter um estudo eficiente. Participar de grupos de estudos com a finalidade de trocar experiências e conhecimentos também é uma ótima alternativa.

Agora que você já sabe avaliar melhor quando começar a estudar para o Enem, coloque agora mesmo essas dicas em prática e adapte-se a uma nova rotina. Lembre-se que o tempo varia de pessoa para pessoa, então elabore as estratégias mais adequadas para o seu perfil e garanta o seu sucesso no Exame!

Quer aprimorar seu processo de aprendizagem e conquistar boas notas? Então, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!

Powered by Rock Convert

Sobre o autor

Pré-Alfa

Deixar comentário.

Share This