Dicas Matemática

O que cai de matemática no Enem? Confira!

o que cai de matemática no enem
Escrito por Pré-Alfa
Powered by Rock Convert

O que cai de matemática no Enem? Essa pergunta é bastante coerente pois, desde pequeninos, estudamos muita matéria nessa área de conhecimento — e é comum ficarmos meio perdidos quando se aproxima esse exame.

É preciso ficar esperto para não perder tempo e estudar o que realmente é cobrado! Mas se observar as últimas provas, você vai perceber que existe uma certa tendência nas questões que são cobradas no Enem.

Por isso, listamos, neste artigo, os principais tópicos sobre o que cai de matemática no Enem, com a intenção de ajudá-lo a focar apenas no que é pedido na prova. Leia até o final!

Geometria

A geometria estuda a forma dos objetos. Na vida prática, existem muitas aplicações. Por meio dela, você pode, até mesmo, impressionar os seus pais: por exemplo, na reforma da casa, calcule a área do piso da cozinha e ajude na compra do porcelanato.

Fique atento a algumas fórmulas:

  • teorema de Tales;
  • teorema de Pitágoras;
  • área das figuras planas: quadrado, retângulo, paralelogramo, losango, trapézio e triângulo;
  • área da circunferência;
  • área e volume de cone, esfera, cilindro, prisma, pirâmide e tetraedro regular;
  • equação fundamental da reta.

Saiba que nem sempre é preciso decorar! É muito importante saber interpretar, tanto as fórmulas quanto os enunciados das questões.

Aritmética

A aritmética é o ramo mais básico da matemática: são as operações de soma, subtração, divisão e multiplicação. De nada adianta você lembrar de todas as fórmulas se não estiver afiado nessas “continhas”. Para isso, treine bastante e evite usar a calculadora no dia a dia — faça as contas tudo na mão.

Razão e proporção

Quando você ouvir falar em razão, basta lembrar que essa palavra é derivada do latim e significa divisão, portanto, quando tiver uma questão envolvendo esse assunto, sempre tem um/uns elemento/os dividindo o outro/os.

Powered by Rock Convert

Já a proporção é a igualdade entre duas razões. Isso quer dizer que você deverá analisar a relação dos resultados obtidos pelas duas divisões.

Escala

Escala é um dos tópicos mais utilizados nas engenharias. Ela representa a razão entre duas grandezas e mantém a proporção entre elas. Por meio dela é possível criar protótipos de carros e projetos de edificações.

Por exemplo, suponha uma rua com a largura real de 7 m; medindo no projeto, ela está com 3,5 cm. Se igualarmos as grandezas e dividirmos uma medida pela outra (3,5 cm/0,07 cm = 50), isso quer dizer que o desenho está cinquenta vezes menor que o tamanho real.

Lembra dos carrinhos de ferro? Normalmente, suas dimensões são escalas dos tamanhos dos veículos originais.

Função

As funções são relações entre elementos de conjuntos — é onde entram as letras x e y. É bom você estudar tanto as de primeiro grau, quanto de segundo grau. Elas lembram muito a resolução das equações e, nas provas do Enem, é cobrada a interpretação de gráficos que formam retas e parábolas.

Porcentagem

A porcentagem é sempre cobrada, pois é necessário utilizá-la em nosso dia a dia. Em qualquer profissão, mesmo que não tenha nada a ver diretamente com matemática (como humanas ou biológicas), você vai se deparar com a análise de algum dado que envolve o percentual de algum elemento.

Agora que você já sabe o que cai de matemática no Enem, é aconselhável que comece seus estudos pelas matérias que acredita ter mais dificuldade. Assim, além de estar mais descansado no princípio, vai ter mais tempo para compreendê-las. E o resultado vai ser você se dando bem na prova, conseguindo uma boa pontuação e podendo escolher uma faculdade bem-conceituada!

Curtiu o assunto das matérias de matemática para o Enem? Continue navegando em nosso blog e descubra agora como escolher o melhor curso Pré-ENEM.

Powered by Rock Convert

Sobre o autor

Pré-Alfa

Deixar comentário.

Share This