Dicas Matemática

Gosta de matemática? Então veja 5 cursos superiores em exatas!

Escrito por Pré-Alfa
Powered by Rock Convert

Você conhece as possibilidades de cursos superiores em exatas? Essa área tem diversas opções de graduação que proporcionam formações que o mercado de trabalho necessita e valoriza.

Entretanto cada um dos cursos tem particularidades e é fundamental entendê-las para escolher o mais alinhado com as suas capacidades e expectativas profissionais.

Pensando nisso, preparamos um post para ajudá-lo a compreender o que são as ciências humanas, exatas e biológicas e conhecer os principais cursos da área de exatas. Continue a leitura!

Qual a diferença entre humanas, exatas e biológicas?

As áreas de ciências humanas, exatas e biológicas se diferenciam pelos conhecimentos envolvidos. Elas abrangem vários cursos de graduação e têm aspectos que devem ser considerados e analisados na hora de escolher um curso superior. As principais características de cada uma delas são:

  • ciências humanas: elas têm como foco o homem e as suas relações sociais;
  • ciências exatas: são as ciências que têm como base a matemática, a física e a química;
  • ciências biológicas: estuda os seres vivos em suas diversas formas e proporções.

Quais são os cursos na área de exatas?

As opções de cursos para quem gosta da área de exatas são diversas. A seguir, apresentaremos cinco possibilidades para quem deseja atuar profissionalmente nesse campo do conhecimento. Confira!

1. Ciências da computação

A matemática está presente na maioria das disciplinas do curso de ciências da computação, como nas de linguagens de programação e cálculo. Por isso, ele é uma excelente opção para quem gosta e tem facilidade com os números.

O profissional dessa área tem um amplo campo de atuação, pois suas capacidades são essenciais para vários setores, como o tecnológico e o financeiro. Dessa forma, existem diversas oportunidades de trabalho e a possibilidade de conquistar boas remunerações.

Powered by Rock Convert

2. Física

O curso de física pode ser realizado como licenciatura ou bacharelado. Em ambas as formações o estudante obterá competências que possibilitam a investigação de fenômenos e a realização de cálculos e pesquisas. A diferença é que a licenciatura é voltada para o ensino e o bacharelado para uma atuação mais ampla, como o trabalho em organizações e institutos de pesquisa.

3. Engenharias

O campo das engenharias é vasto e tem muitas opções para quem quer seguir uma carreira na área de exatas, possibilitando associar o gosto pela matemática com outras habilidades.

Além disso, a maioria dos cursos de engenharia tem um amplo mercado de trabalho, fazendo com que os profissionais bem qualificados tenham muitas oportunidades e recebam ótimos salários.

Entre as principais graduações da área estão Engenharia Aeroespacial, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Engenharia da Computação e Engenharia de Telecomunicações.

4. Química

O curso superior em química é um dos mais importantes da área de exatas. O profissional com essa formação realiza a pesquisa e o desenvolvimento de fórmulas e soluções que são necessárias para diversos segmentos da indústria, como farmácia e alimentos.

5. Matemática

A graduação em matemática também pode ser do tipo bacharelado ou licenciatura. No exercício profissional o bacharel em matemática trabalha na pesquisa e realização de cálculos para diversas áreas, como a econômica, e o licenciado é apto a dar aulas e desenvolver projetos relacionados ao campo educacional.

Muitos dos cursos superiores em exatas, como as engenharias, são muito concorridos, principalmente nas instituições federais. Por isso, é fundamental para quem deseja realizar uma graduação nessa área fazer uma boa preparação para o vestibular, por exemplo, por meio de um curso preparatório.

Gostou de saber sobre essas opções de cursos superiores em exatas? Conhece outras possibilidades na área? Compartilhe conosco nos comentários.

Powered by Rock Convert

Sobre o autor

Pré-Alfa

Deixar comentário.

Share This