Dicas

Entenda a importância dos simulados para seu sucesso no Enem

Sucesso no Enem
Escrito por Pré-Alfa
Powered by Rock Convert

Estar preparado é essencial para garantir bons resultados em qualquer desafio. E para conquistar o sucesso no Enem não é diferente. Uma excelente estratégia é se preparar com os simulados, já que por meio deles é possível entender o funcionamento da prova e adquirir experiência e segurança para realizá-la.

Fazer simulados traz diversas vantagens que serão essenciais para o grande dia, aumentando suas chances de alcançar uma boa nota e conseguir a tão sonhada vaga em uma universidade. Quer saber quais são as vantagens dos simulados? Então, continue sua leitura!

Identificação dos pontos fortes e fracos

Uma das melhores maneiras de direcionar seus estudos e conquistar o sucesso no Enem é identificar os pontos fortes e fracos, pois dessa forma conseguirá entender quais são as disciplinas que domina e quais precisam de maiores cuidados.

Os simulados são os melhores termômetros para isso. Com eles, é possível mapear os acertos e os erros e adequar o cronograma de estudos com base naquilo que deve ser aprimorado.

Além disso, eles propiciam um indicativo mais objetivo do que deve ser trabalhado com mais dedicação, seja uma matéria já aplicada na sala de aula, seja uma que ainda verá.

Controle do tempo

Um dos grandes desafios no dia da prova do Enem é saber controlar o tempo. São 90 questões em cada dia de prova, com textos e enunciados grandes que exigem interpretação, tomando minutos importantes do seu exame. Isso sem considerar o tempo necessário para preencher o cartão de resposta.

Quando fizer um simulado, marque o tempo exato que terá no dia do Enem. Assim, vai conhecer seu ritmo, se adaptar para fazer tudo dentro do prazo definido e reduzir a ansiedade.

Powered by Rock Convert

Conhecimento da prova

Quanto mais você pratica as questões aplicadas no Enem, mais vai conhecer a prova. Isso também auxilia na redução do nervosismo, já que estará familiarizado com seu estilo.

Conhecendo bem a prova, você consegue cumprir o que ela exige, aprende a esclarecer as pegadinhas, aperfeiçoa a interpretação de texto e consegue resolver as questões com mais rapidez. Assim, quando o dia do exame oficial chegar, vai mandar bem no conteúdo e dominar o formato da prova.

Preparo emocional

O Enem abrange várias disciplinas e temas a cada edição e qualquer detalhe pode passar despercebido na hora da prova. Nesse momento, é primordial manter a calma e responder as questões da melhor forma possível. Fazer simulados de exames passados ajuda demais nesse quesito.

As provas aplicadas na escola geralmente englobam somente os assuntos que estão sendo aplicados em sala e, por isso, o ideal é não se limitar a eles. Os simulados, por sua vez, retratam a realidade do Enem oficial e não se limitam apenas ao que é dado nas aulas.

Além disso, vão ajudar no desenvolvimento de técnicas de respostas. A segurança adquirida vai render um melhor preparo emocional, que é um ponto positivo para conseguir o sucesso no Enem.

Melhora da aprendizagem

Fazer exercícios depois dos estudos melhora a aprendizagem, pois auxiliam na retenção do conteúdo na memória. Essa prática é até mais eficaz do que reler diversas vezes o mesmo conteúdo

Vale lembrar que se matricular em um curso preparatório é uma ótima ideia, pois ele dará todo o suporte necessário para ter sucesso no Enem, com simulados atualizados, corrigidos e comentados por professores experientes e que esclarecerão todas as suas dúvidas.

Gostou deste conteúdo? Então, siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as publicações! Estamos no Facebook e Instagram!

Powered by Rock Convert

Sobre o autor

Pré-Alfa

Deixar comentário.

Share This