Warning: time() expects exactly 0 parameters, 1 given in /home/blogprealfacom/public_html/wp-content/plugins/rock-convert/inc/frontend/class-frontend.php on line 167
Sem Categoria

Estudar em tempo integral: aprenda a se organizar!

Escrito por Pré-Alfa
Powered by Rock Convert

Nos anos finais do ensino médio os estudantes começam a ter aquela dúvida: será que vou conseguir passar no vestibular? É fato que faculdades renomadas e, principalmente, as federais exigem uma boa pontuação no Enem e para conquistar, será preciso muita dedicação aos estudos.

Conciliar um cursinho preparatório junto ao colégio é um bom método para garantir a classificação desejada. No entanto, para que o desempenho seja bem-sucedido, uma boa organização será necessária. Você concorda que não é nada produtivo estudar as atividades do colégio e do cursinho sem um bom planejamento? Gerenciar o tempo, priorizar competências e ter horas de lazer são ações muito importantes para o seu bom rendimento.

Preparamos uma lista com 4 práticas infalíveis para ajudar você a estudar em tempo integral e garantir uma boa preparação para o vestibular. Confira:

Monte um plano de estudos

Ter um cronograma com todos os dias da semana é essencial para controlar o seu tempo. Estabeleça o horário do colégio, do cursinho e do seu lazer.

Lembre-se que no ensino médio, mesmo não estando no último ano, há a opção de ser treineiro no vestibular, então, não desperdice essa oportunidade de conhecer a prova e saber quais são os pontos que devem ser melhorados.

Há datas de provas do colégio, do cursinho e dos vestibulares. Coloque todas elas no seu cronograma, pois, conhecê-las é crucial para não ter surpresas, já que a rotina é muito corrida nessa fase da vida de um vestibulando. Não vá perder todo o se esforço por conta de esquecimento, ok?

Diminua o número de compromissos

Esse é um momento em que o tempo investido em atividades extracurriculares precisa ser bem avaliado. Você costuma sair todos os fins de semana? Se a resposta é sim, terá que fazer uma mudança.

Pode ser que falte tempo para resolver exercícios, fazer provas anteriores, estudar para as avaliações, enfim, é hora de estudar, então aproveite os fins de semana para se dedicar aos estudos.

Powered by Rock Convert

Mas, não se esqueça de que abdicar totalmente da vida social resultará em uma ansiedade imensa. Diversão e atividade física são fundamentais para o bom desempenho. Ninguém está afirmando que acabou a vida social e que você precisa estudar 24 horas. Nada disso, mas tudo deve ser feito de forma moderada, certo?

Evite compromissos que não sejam para relaxar, mantenha apenas as tarefas que sejam benéficas para sua saúde mental e física.

Aproveite bem o cursinho

A vantagem de fazer um cursinho junto ao colégio é que você terá a possibilidade de tirar suas dúvidas e praticar mais o conteúdo aprendido. Enquanto na escola o aluno aprenderá todas as matérias de forma específica, no cursinho alguns tópicos serão selecionados com foco no vestibular.

Como no cursinho você terá a vantagem de levar dúvidas e aprender de uma forma mais autônoma, aproveite e faça perguntas ao professor e realize exercícios mais complexos que você teria dificuldade de resolver sozinho.

Priorize o descanso

O momento de descanso deve ser prioridade na sua rotina. Não fazer pausas para começar uma nova matéria pode influenciar negativamente nos seus resultados, certo?

Durma bem durante a noite, especialistas afirmam que 8 horas de sono é uma média boa para repor as energias. Para melhorar seu rendimento durante os estudos, faça pausas de 15 minutos. O cérebro necessita delas para assimilar os conteúdos, então facilite a vida dele.

Prepare-se e organize-se para garantir uma vaga em uma boa instituição. Estudar em tempo integral pode parecer complexo, mas com determinação e um bom plano de estudos tudo fica mais leve.

Dê prioridade aos seus objetivos, mas tenha foco e disciplina para alcançá-los. Escolha um bom cursinho que preze pela qualidade do ensino. Boa sorte nesta jornada!

E aí, gostou deste post sobre práticas infalíveis para estudar em tempo integral? Então siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube!

Powered by Rock Convert

Sobre o autor

Pré-Alfa

Deixar comentário.

Share This