Warning: time() expects exactly 0 parameters, 1 given in /home/blogprealfacom/public_html/wp-content/plugins/rock-convert/inc/frontend/class-frontend.php on line 167
Dicas

5 dicas para montar um plano de estudos para estudar para o ENEM 2019

dicas plano estudos enem
Escrito por Pré-Alfa
Powered by Rock Convert

Para muitos, o começo do ano é a época ideal para traçar planos e metas. Geralmente cada pessoa faz uma listinha, nem que seja mentalmente, do que deseja conquistar ou seguir. Contudo, para aqueles que almejam ingressar na faculdade, um dos principais objetivos já está posto: estudar para o Enem 2019.

Como o exame é uma prova que exige preparação intensiva, para obter uma boa pontuação, os candidatos devem começar a estudar com meses de antecedência, garantindo, dessa forma, um tempo maior para ver e rever os principais conteúdos.

Assim, preparamos este post especial para ajudar você, que quer se preparar da melhor maneira, a se organizar para alcançar uma alta performance nos estudos até o dia da prova. Então, vamos lá?

Como estudar para o Enem 2019?

Não podemos iniciar a nossa lista de dicas sem falar de um fator essencial para que todo e qualquer planejamento dê certo: a disciplina. Afinal, sem ela, nem mesmo o mais bem-intencionado dos estudantes conseguirá chegar ao seu objetivo final com sucesso.

Nesse contexto, os estudos preparatórios para o Enem exigem dedicação. Isso quer dizer que o candidato terá que abrir mão de momentos de descanso e lazer em algumas (ou diversas) situações. Porém, com uma boa organização é possível — e também necessário — ter espaço na agenda para tais intervalos.

Sendo assim, prepare papel e caneta e siga as dicas que daremos a seguir!  

1. Defina seus horários

Ainda que sua única obrigação seja estudar, saiba exatamente quando você vai começar, qual o horário das pausas e quando encerrar as atividades do dia. Essa definição é de extrema importância para que limites sejam traçados e cumpridos.

Caso você tenha outros afazeres, definir os horários se torna fundamental para conseguir conciliar as tarefas. Tente buscar o equilíbrio, pois o corpo não é uma máquina e precisa de repouso. Caso esse período se estenda em demasiado, pode ser difícil retomar o foco nos estudos.

Powered by Rock Convert

2. Selecione o que vai estudar

Quanto mais detalhado for um plano de estudos, mais eficaz ele poderá ser. Portanto, defina os dias da semana e os horários em que estudará cada matéria. Se você está no ensino médio ou faz cursinho, estude também os conteúdos apresentados no dia, isso facilita a sua absorção.

3. Estabeleça prioridades

O ritmo de vida atual, por vezes, nos impõe uma série de tarefas. Entretanto, nem sempre temos tempo hábil para colocar todas em ação. É preciso, então, conhecer bem os nossos limites e estabelecer prioridades. Só assim será possível manter o foco.   

4. Tenha um ambiente de estudos adequado

Um ambiente de estudos apropriado é fundamental para garantir uma maior concentração e, como consequência, um melhor aproveitamento dos estudos. Por isso, certifique-se de que o local escolhido tenha uma boa iluminação, conforto, silêncio e que seja livre de distrações.

Caso você não encontre esses elementos em sua casa, busque por outros lugares como bibliotecas públicas, a sua escola ou seu cursinho. Além disso, ao sentar em sua mesa de estudos, tenha à mão todo o material necessário, pois isso lhe poupará tempo.

5. Coloque tudo no papel ou em planilhas

Fazer um projeto acontecer não é fácil. Contudo, visualizar as suas etapas ajuda na organização e na execução. Desse modo, ao criar um plano de estudos, utilize os recursos visuais disponíveis.

As opções são muitas. Entre elas estão a tradicional agenda de papel ou aplicativos como Google Agenda, Google Keep, Evernote e Trello. Basta escolher a solução mais apropriada para o seu estilo e se lembrar de consultá-la todos os dias.

Ao estudar para o Enem 2019, você deve saber separar o que é importante do que é interessante e voltar a sua atenção para o que realmente importa. Por essa razão, se matricular em um cursinho preparatório pode ser o grande diferencial. Nele, você terá o apoio de equipes especializadas, material didático de qualidade, simulados e diversos outros materiais que facilitarão a sua jornada.

Percebeu como elaborar um plano de estudos para o Enem 2019 pode ser útil? Então continue conosco e descubra por que fazer um cursinho é economicamente vantajoso!  

Powered by Rock Convert

Sobre o autor

Pré-Alfa

Deixar comentário.

Share This