Dicas

4 dicas essenciais de como manter a motivação nos estudos

como manter a motivação nos estudos
Escrito por Pré-Alfa
Powered by Rock Convert

Após passar horas estudando para o Enem ou para um vestibular, é comum que o desânimo bata à porta. Afinal, são várias preocupações, como a escolha da carreira, as notas de corte, em qual universidade se inscrever etc. No entanto, é importante saber como manter a motivação nos estudos para não perder o foco.

Para tanto, se faz necessária a adoção de algumas estratégias, pois elas nos auxiliam nos momentos difíceis e podem até nos impedir de abrir mão do sonho de conquistar um diploma. Contar com um planejamento é o primeiro passo, já que é melhor ter mais qualidade nos seus estudos do que quantidade.

Assim sendo, preparamos este post especial para você que deseja ingressar em um curso universitário sem perder o fôlego no meio da jornada! Acompanhe!

Como manter a motivação nos estudos?

Quem já leu ou estudou um pouco sobre o assunto sabe: a motivação é algo intrínseco ao indivíduo. Ou seja, fatores externos podem até dar uma forcinha, mas o que impulsiona uma pessoa a se mover em direção ao que quer é ela mesma.

Nesse processo, o autoconhecimento é crucial. É preciso saber quais são os seus pontos fortes e quais precisam ser melhorados. Reconhecer os seus limites e ter a consciência do que lhe faz bem e do que lhe prejudica. Desse modo, o sujeito consegue encontrar a motivação que precisa para prosseguir.

Contudo, quando o tema são os estudos, algumas dicas valem para a maioria dos alunos. E, por isso, separamos algumas para ajudá-lo nessa missão. Vamos lá?

1. Saiba aonde você quer chegar

Saber aonde se quer chegar e qual a importância desse objetivo para você é fundamental para manter o foco. Assim sendo, pense no curso que quer fazer e no porquê de cursá-lo.

Powered by Rock Convert

O caminho para obter bons resultados em uma prova não é fácil. Entretanto, se a motivação vier da certeza do que se deseja para si, os esforços e a dedicação virão de forma natural, dando-lhe força para lutar pelo seu futuro.

2. Determine metas

O próprio estudo em si já é uma estratégia. Pense em quem, por um motivo ou outro, não estuda antes de realizar as provas, isso pode diminuir as suas chances, certo? Por isso, é bom estabelecer metas ao longo do processo.

Passar no vestibular ou no Enem é o objetivo final, mas outras pequenas metas podem ser introduzidas no dia a dia, por exemplo, ler um determinado número de páginas ou resolver uma quantidade X de questões.

3. Reconheça as pequenas vitórias

Essa etapa se relaciona bastante com a anterior. Reconhecer cada pequena vitória e ficar feliz com o que se alcançou pode trazer um novo ânimo para seguir com os seus planos. Por esse motivo, não deixe de comemorar as suas realizações.

Você ainda pode estipular uma série de premiações para si mesmo, por exemplo, assistir a um filme ou a um episódio da sua série preferida quando acabar os estudos diários, sair com os amigos depois de uma semana de dedicação integral aos livros etc.

4. Tenha uma rotina saudável

Ter uma rotina saudável envolve vários elementos:

  • dormir bem (de 7 a 8 horas por noite);
  • fazer intervalos durante o dia (as pausas ajudam a descansar a mente e a fixar o conteúdo estudado, você pode utilizar o método pomodoro, por exemplo);
  • alimentar-se de forma adequada (procure comer sempre nos mesmos horários e faça a uma ingestão balanceada, com frutas, legumes, proteínas e carboidratos);
  • praticar algum exercício físico (as atividades físicas ajudam a preparar o corpo para a maratona de estudos e aliviam as tensões do cotidiano).

Durante o percurso até os dias de realização da prova, pode ser que você não consiga entender um conteúdo do jeito que queria, talvez algumas matérias fiquem acumuladas ou outros problemas apareçam, o que é capaz de gerar uma ansiedade maior do que o normal. Entretanto, saber como manter a motivação nos estudos também implica cultivar pensamentos positivos mesmo diante das dificuldades. Portanto, não se desespere, afaste os sentimentos negativos e acredite em você.

Agora que já conhece algumas estratégias para se manter motivado, curta nossa página no Facebook e veja mais conteúdos sobre o Enem em primeira mão!

Powered by Rock Convert

Sobre o autor

Pré-Alfa

Deixar comentário.

Share This