Dicas

Conheça as melhores universidades públicas de Minas Gerais

Escrito por Pré-Alfa
Powered by Rock Convert

Com a aproximação do fim do ensino médio, é chegado o momento de pensar no seu futuro. É a hora de escolher uma profissão e uma boa faculdade. E que tal você tentar uma vaga em uma das melhores universidades públicas de Minas Gerais?

Já pensou nisso? Além de receber uma boa formação, você ainda vai ter prestígio, pois o nome da instituição conta muitos pontos no currículo. E, com tanta concorrência na hora de conseguir seu “lugar ao sol”, esses pontos fazem toda a diferença.

Fazer uma pesquisa deve ser o pontapé inicial para optar por uma universidade, pois não é porque um amigo se deu superbem em determinada instituição que ela será a ideal para você, não é mesmo?

Preparamos este texto para que você descubra um pouco mais sobre as instituições públicas de Minas. Ao final, ainda compartilhamos algumas dicas para conseguir uma vaga em uma dessas universidades. Acompanhe!

Fazer uma graduação em Minas Gerais

Minas Gerais é um estado que apresenta um índice alto em educação comparado a outros estados do Brasil, mas o que realmente importa aqui é a graduação. Portanto, é necessário citar a importância das universidades nesse estado, que abriga 6 das cinquenta melhores faculdades públicas do Brasil ao longo de todo seu território.

Assim, apresenta um grande número de opções em diferentes municípios. Ou seja, independentemente de sua localização no estado, é possível achar uma faculdade pública de qualidade nas proximidades.

Mas, antes de tudo, é necessário escolher o curso que será estudado. Portanto, aqui vai uma ajuda para essa difícil decisão.

Escolher um curso universitário

Escolher o curso universitário é um momento muito importante na vida de uma pessoa. Afinal, é o primeiro passo para a carreira profissional, e talvez por isso haja tanta pressão sobre jovens com relação a esse assunto. Contudo, escolher bem a instituição de ensino superior na qual se passará os anos da graduação também é fundamental.

Vários quesitos devem ser analisados. Só dessa maneira é que se pode saber se fez a melhor escolha. Veja alguns itens a serem pesquisados:

  • Como a universidade é avaliada pelo MEC?
  • Como é a infraestrutura da instituição?
  • Qual a localização? Como farei para chegar até ela?
  • Qual é a reputação da universidade no mercado de trabalho? 

As instituições públicas de ensino têm a maioria dos requisitos essenciais para que sejam escolhidas pelos aspirantes a universitários.

No entanto, deve-se conhecer melhor a universidade pretendida e verificar quais cursos são oferecidos, seus programas de estágios e os horários dos cursos, por exemplo. Isso evitará transtornos e surpresas desagradáveis, como descobrir que se inscreveu em um curso integral, em um momento que você quer ou precisa trabalhar ou fazer estágio.

Para ajudar você em sua escolha, listamos as melhores instituições públicas do estado. Confira!

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Foi fundada em 1953 na cidade de Diamantina, pelo então governador do estado, Juscelino Kubitschek, com o objetivo de promover o desenvolvimento da região. No início, oferecia somente o curso de Odontologia, mas hoje possui cursos em diversas áreas e é uma instituição referência na região do Vale do Jequitinhonha.

A UFVJM possui mais de 30 cursos de graduação e está presente também nas cidades de Teófilo Otoni, Unaí e Janaúba. O aluno pode ingressar na faculdade por meio do Sisu ou de vestibular seriado.

Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Fundada em 1960, também por Juscelino Kubitschek, que já era presidente do Brasil, foi a segunda universidade federal do país a ser aberta em uma cidade do interior. Além do campus de Juiz de Fora, possui uma unidade em Governador Valadares.

A UFJF oferece mais de 90 cursos de graduação nas áreas de exatas, humanas, biológicas e da saúde, incluindo o curso de Medicina. Para ingressar na faculdade, você tem duas opções: participar do Enem e se inscrever pelo Sisu ou participar de um processo seletivo trienal.

Universidade Federal de Lavras (UFLA)

A cidade de Lavras também tem uma das melhores universidades públicas de Minas Gerais. A UFLA foi fundada em 1922 e oferece 35 cursos de graduação presenciais e a distância.

Para ingressar em um dos cursos, você deve concorrer à vaga por meio do Sisu ou de vestibular seriado, que é feito após o término de cada ano do ensino médio, como nas instituições citadas acima.

Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS)

A UNIFENAS é uma universidade que apresenta diversos campi devido à sua expansão ao longo do tempo, sendo eles os campi de Alfenas, Belo Horizonte, Divinópolis, Poços de Caldas e Varginha. 

Oferecendo tanto cursos voltados para a área médica quanto cursos voltados a outras áreas, a Universidade José do Rosário Vellano apresenta duas diferentes formas de ingresso: o vestibular próprio ou por meio da nota do Enem.

Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

A UFU foi criada em 1969 e, além do campus em Uberlândia, possui unidades em Patos de Minas, Monte Carmelo e Ituiutaba. Oferece mais de 60 cursos de graduação, e as formas de ingresso são por meio de Sisu e vestibular tradicional, mas a universidade já estuda a possibilidade de extinguir a seleção tradicional.

Powered by Rock Convert

Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Criada em 1922, oferece mais de 60 cursos nas modalidades de bacharelado, licenciatura e tecnólogo, distribuídos em Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba. A UFV já extinguiu o vestibular tradicional há algum tempo e utiliza apenas o Sisu como meio de seleção de novos alunos. Também oferece programas de apoio a alunos carentes.

Universidade Fumec (FUMEC)

A Universidade Fumec é uma grande universidade particular que, somando todos os seus 30 cursos, oferece mais de duas mil vagas.

Um dos principais fatores que destaca essa universidade das demais é o setor de relações internacionais, que permite aos seus alunos uma experiência de estudo fora do país. Além de também apresentar um ensino a distância, caso seja a preferência do estudante. Existem duas formas de ingressar nessa faculdade, por meio de uma prova agendada ou por meio do Enem realizado no segundo semestre letivo.

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Além de ser uma das melhores universidades públicas de Minas Gerais, a UFMG é também uma das melhores do país, além de integrar a lista de uma das melhores faculdades do mundo. Foi criada em 1927 e oferece mais de 70 cursos de graduação, além de mestrado, doutorado e cursos de pós e extensão.

A UFMG tem mais de 50 mil alunos matriculados e, para ingressar em um dos seus cursos, é preciso realizar o Enem e se inscrever pelo Sisu. Devido ao seu prestígio, os cursos são bastante concorridos.

Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Localizada na cidade de Uberaba, a UFTM, antiga Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro (FMTM) vem expandindo sua grade de cursos ao longo dos anos e, com isso, ganhando grande destaque dentre as universidades de Minas Gerais.

Onde antes apresentava-se somente o curso de medicina, hoje dá espaço para cerca de 28 graduações em dois diferentes campi. É possível se matricular por meio de um vestibular próprio ou do Sisu.

Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Sua fundação foi no ano de 1969 e vem da união de duas tradicionais instituições de ensino superior, a Escola de Farmácia (criada em 1839) e a Escola de Minas (inaugurada em 1876). Contudo, ao longo dos anos, a UFOP ampliou seu espaço físico, ganhou novos cursos, e aumentou o número de professores e colaboradores, se tornando uma das universidades federais mais importantes de Minas Gerais e do Brasil.

A universidade possui campi em Ouro Preto, Mariana e em João Monlevade e oferece cursos presenciais e a distância. Tem atualmente 47 cursos de graduação presenciais e 5 a distância, além de ofertar vários cursos de especialização, mestrados e doutorados.

A forma de ingresso é pelo Sisu, por meio da realização do Enem. A única exceção é o curso de Música — Licenciatura que, além de utilizar a nota do Exame Nacional, realiza uma prova de aptidão específica.

Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG)

A UEMG surgiu da absorção de várias instituições de ensino superior do estado, o que foi possibilitado pelo advento da Constituição do Estado de Minas Gerais de 1989. Entre elas, estão a Fundação Educacional de Lavras, a Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola, a Fundação Educacional de Divinópolis etc.

A universidade foi instituída como multicampi e seu compromisso é com o desenvolvimento regional. Hoje, ela possui campi em 16 cidades, tendo como principal localização a capital, Belo Horizonte.

Ela tem diversos cursos nas modalidades de tecnólogo, bacharelado e licenciatura. Alguns são oferecidos no formato EAD (Educação a Distância). São 4 as formas de obter uma vaga na instituição: vestibular, Sisu, obtenção de novo título e transferência.

Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)

No dia 21 de abril de 1987, houve a inauguração da Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei (FUNREI) e, no ano de 2002, ela tornou-se a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Atualmente, além da sede na cidade que lhe dá o nome, a instituição possui campi em Ouro Branco, Sete Lagoas e Divinópolis, todas situadas em Minas Gerais.

A universidade oferece mais de 30 cursos de graduação e também tem cursos de pós-graduação e extensão. O ingresso é possível pelo Sisu, mas há provas de habilidades específicas para os cursos de Artes Aplicadas e Música.

Essa é a nossa lista com as melhores universidades públicas de Minas Gerais. No entanto, seja qual for a instituição escolhida para estudar, você deve se preparar para enfrentar o processo de seleção, pois todas elas são bastante concorridas. Porém, com foco, disciplina e dedicação aos estudos é possível conquistar a tão sonhada vaga em uma delas.

Preparação para o processo de seleção 

Diferentes faculdades oferecem diferentes formas de ingresso, portanto, caso já tenha se decidido sobre qual é a universidade ideal para sua graduação, consulte como fazer para garantir sua vaga, seja por um vestibular próprio ou pelo Enem.

Caso seja a primeira opção, é necessário ficar atento, pois vestibulares específicos costumam ter uma cobrança maior, visto que é a própria faculdade que o prepara.

Já se a forma de ingresso na universidade for por meio do Enem, vale lembrar a importância dos cursinhos preparativos para essa prova. Eles visam facilitar a entrada do vestibulando na faculdade dos sonhos.

Porém, independentemente da forma de ingresso, uma dica valiosa para se preparar para a prova é ter um estudo focado naquilo que é cobrado. E para saber exatamente o conteúdo que será visto no dia do exame, o método mais eficaz é estudar e refazer provas dos anos anteriores.

Dessa forma, o vestibulando terá consciência da matéria que será cobrada e poderá sanar suas dúvidas ao longo de seus estudos para não ser surpreendido no dia da prova. Assim, você estará preparado para enfrentar o exame de ingresso para qualquer uma das melhores universidades públicas de Minas Gerais.

Se quiser mais dicas a fim de se preparar para o grande dia, confira o que estudar para o Enem 2019!

Powered by Rock Convert

Sobre o autor

Pré-Alfa

Deixar comentário.

Share This