Dicas

Como ser um estudante de sucesso e se destacar?

Como ser um estudante de sucesso
Escrito por Pré-Alfa
Powered by Rock Convert

Uma dúvida que ocorre na cabeça de muitos jovens é como ser um estudante de sucesso. Isso vai depender de cada um, tendo em vista que algumas pessoas possuem mais facilidade do que outras para aprender, mas o que não pode faltar nesse processo de aprendizagem é esforço e dedicação.

A hora de estudar não pode ser encarada como um bicho de sete cabeças ou como uma obrigação. E a melhor forma para se preparar corretamente é aprender a estudar de forma inteligente por meio do desenvolvimento de estratégias adequadas e em conformidade com o perfil de cada um.

Pensando nisso, preparamos este post para mostrar algumas dicas que vão ajudar você a estudar com maior eficiência. Confira!

Elabore um plano de estudos

Uma forma de obter sucesso e se destacar é elaborando um plano de estudos. Isso vai garantir que você esteja sempre focado em alcançar suas metas no momento de aprendizagem.

Separe um tempo do seu dia e faça uma lista do que vai fazer em cada período de estudo. Por exemplo, fazer leitura, revisar as anotações, repassar provas antigas, resolver simulados etc.

Comece pela matéria considerada mais difícil

A matéria que você tem mais dificuldade para aprender vai exigir mais energia e esforço mental, por isso, o ideal e começar por ela primeiro.

Depois de ter cumprido a parte mais difícil, será muito mais fácil e eficaz complementar a sua rotina de conhecimento e o seu desempenho como aluno aumentará de forma significativa.

Estude sempre nos mesmos horários

Não adianta apenas fazer um plano de estudos, é preciso também ter uma rotina diária e estável. Quando você estuda sempre nos mesmos horários, tornará essa prática regular no seu dia a dia.

Dessa forma, ficará cada vez mais mentalmente e emocionalmente preparado para cada período de aprendizagem, fazendo com que se torne mais produtivo.

Caso sinta a necessidade de alterar a sua programação por algum imprevisto, tudo bem! Contudo, volte à sua rotina assim que o problema for resolvido.

Powered by Rock Convert

Evite distrações

Ao pensar em como ser um estudante de sucesso, evitar distrações deve ser considerado. Isso envolve desligar o celular e televisão, não acessar as redes sociais, evitar conversar com familiares, entre outros. Fazer um esforço para reduzir qualquer fator que possa tirar sua atenção e concentração é essencial.

Caso alguma coisa esteja preocupando você, dedique um tempo para encontrar uma solução e depois volte a estudar, já que caso se sinta incomodado não será capaz de estudar com tranquilidade.

Crie um sistema de recompensa

Crie uma técnica de recompensas e divida com um amigo ou parente. Quando deixar de cumprir com uma responsabilidade como, por exemplo, não estudar a matéria programada para o dia, sofre alguma penalização. Da mesma maneira, quando alcançar uma meta definida, ganha uma gratificação.

Realize pausas e tenha momentos de diversão

Ninguém consegue estudar várias horas seguidas, nem mesmo o aluno mais motivado do mundo. As pausas são primordiais, pois possibilitam que a mente descanse para que possa retornar aos estudos com mais engajamento e energia.

Planeje fazer uma pausa a cada hora de estudo e use esse tempo para se alimentar de forma saudável, beber água, descansar os olhos etc.

Além disso, tirar um momento para fazer algo que gosta, como sair com os amigos, praticar exercícios físicos ou assistir uma série ou relaxar poderá ajudá-lo a recuperar a energia e ter sucesso nos estudos.

Se estudar for a única coisa que faz da vida, você acabará colocando muita pressão sobre si mesmo, ficando cansado, estressado e com baixo rendimento.

Agora que você já sabe como ser um estudante de sucesso, não espere mais para colocar essas dicas em prática e aumentar seu rendimento.

Outra ideia é criar grupos de estudos, considerando que muitas pessoas se sentem mais motivadas tendo ao lado pessoas que estão com um objetivo comum. Essa é uma ótima hora para dividir seus conhecimentos e aprender algo novo, tirando o máximo de seu apredizado.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para ler “Afinal, quando começara estudar para o Enem?” e fique por dentro do assunto!

Powered by Rock Convert

Sobre o autor

Pré-Alfa

Deixar comentário.

Share This