Dicas Linguagens Redação

Como fazer uma dissertação, veja aqui 3 dicas práticas

Como fazer uma dissertação
Escrito por Pré-Alfa
Powered by Rock Convert

Quem se prepara para o Enem ou algum outro exame que exija redação, tem uma ideia da importância de saber como fazer uma dissertação. Seja em vestibulares, concursos públicos ou processos seletivos para uma vaga de emprego, um bom texto aumenta muito as chances de passar.

Porém, para redigi-lo, é preciso ter clareza acerca do conteúdo a ser apresentado e ciência da estrutura desse tipo de produção. Além disso, a ortografia e a caligrafia são fundamentais.

Neste post, daremos algumas dicas para que você se saia bem na hora de fazer uma dissertação. Acompanhe!

A estrutura básica de uma dissertação

Passar as ideias da cabeça para o papel não é uma tarefa fácil, nem mesmo para alguns dos escritores mais experientes. No entanto, com a prática e um roteiro a ser seguido, escrever pode deixar de ser uma aflição e se tornar um momento de superação das dificuldades.

A dissertação é um tipo textual que permite organizar as ideias e se expressar de muitas formas diferentes. Mas ela obedece a um script básico, que consiste de três etapas:

Introdução

Nesta parte, deve haver uma breve apresentação do tema. É preciso contextualizar o leitor sobre o assunto que será abordado e dar indícios dos argumentos que serão trabalhados no decorrer do texto.

Desenvolvimento

Aqui, você demonstrará o seu conhecimento sobre o tema, aprofundando-se nas informações e apresentando a defesa da sua tese. Os argumentos utilizados devem ser consistentes e o seu ponto de vista precisa ficar claro.

Conclusão

Essa etapa é a chave que fecha as ideias do texto. Nela, é preciso retomar de forma sucinta as ideias discutidas no desenvolvimento, conectando as partes da redação. Ao sugerir uma solução para o problema, é melhor evitar frases clichês.

Como fazer uma dissertação

Antes de começar a sua dissertação, é necessária uma boa leitura do enunciado da questão e das informações que ela traz. Depois, com a estrutura em mente, chegou a hora de dar atenção à escrita propriamente dita.

Powered by Rock Convert

Para ajudá-lo, separamos, abaixo, algumas dicas. Veja:

1. Fique atento à contextualização do tema/tese

A dissertação argumentativa é um estilo de texto que tem como finalidade a apresentação de uma tese e de proposições que a defendam. É de extrema importância se ater ao tema e não desviar para outros assuntos.

Assim sendo, o autor deve procurar fazer uma contextualização sólida. Os argumentos precisam estar relacionados entre si, e podem conter informações e dados verdadeiros, ou seja, que possibilitem a sua comprovação.

Um bom desenvolvimento ainda é capaz de explorar as ligações entre causa e consequência, citar um contexto histórico do problema e trazê-lo para o presente, demonstrando com exemplos. Tudo isso com coesão e coerência.  

2. Tenha cautela com os verbos/linguagem/palavras

Tente não descuidar destes elementos:

  • verbos: devem ser usados na terceira pessoa — ele(s), ela(s). Jamais utilize a primeira pessoa (eu acho, eu penso etc.);  
  • linguagem: precisa estar de acordo com a norma gramatical culta. Gírias e expressões coloquiais devem ser evitadas, bem como as generalizações (todo mundo sabe etc.);
  • palavras: priorize o sentido denotativo, aquele que consta nos dicionários tradicionais.

3. Faça uma revisão do texto

Ao escrever a redação, o ideal é que se faça um rascunho. Contudo, antes e depois de passar a limpo é fundamental fazer uma revisão. Com esse ato, será possível perceber eventuais erros, repetição de palavras em períodos próximos, falta ou excesso de pontuação etc.

Além disso, você poderá conferir a adequação do seu texto às exigências do gênero proposto. Corrigir tais falhas pode lhe garantir uma nota melhor na avaliação.  

É muito pouco provável que uma dissertação bem elaborada ocupe apenas a quantidade mínima de linhas exigida. Contudo, é sempre bom conferir esse número, procurando respeitar também o limite máximo. Verifique a demarcação dos parágrafos e o espaçamento entre as palavras. Esses fatores influenciam na leitura do texto.

Saber como fazer uma dissertação é um grande diferencial. E a leitura é a maior aliada nesse processo, bem como a prática, pois ela aperfeiçoa a escrita, dá uma melhor noção do tempo e evidencia os pontos fortes e fracos.

Estas dicas foram úteis para você? Então, veja nosso post sobre interpretação de texto e fique mais preparado para realizar as provas!

Powered by Rock Convert

Sobre o autor

Pré-Alfa

Deixar comentário.

Share This