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Dicas

Descubra como controlar o nervosismo e a ansiedade na hora da prova

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Escrito por Pré-Alfa
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Então, o dia daquela importante prova está chegando e a preocupação está aumentando? Descubra como controlar o nervosismo e ansiedade na hora da prova.

Cuidado para não por tudo a perder. Saber como controlar o nervosismo e a ansiedade pode fazer toda a diferença na hora da avaliação.

Neste post, você descobrirá algumas dicas para manter o autocontrole, sua importância e como ele tem influência no seu resultado. Você não pode perder!

Por que é importante manter o controle emocional?

A ansiedade é um sentimento normal ao nos depararmos com uma situação perigosa ou desafiadora como, por exemplo, uma prova.

Porém, quando ela acontece em excesso, pode atrapalhar nossa capacidade de raciocinar, diminuir nossa concentração, tirar o foco do que é realmente importante e, ainda, causar falhas na memória, os famosos “brancos”. A boa notícia é que com algumas estratégias somos capazes de controlá-la.

Como controlar o nervosismo e a ansiedade?

O trabalho de autocontrole deve começar bem antes da hora da prova. Conheça a seguir, algumas dicas que serão bastante úteis para ter sucesso nessa tarefa.

Prepare-se bem

Você já deve estar cansado de ouvir seus professores dizendo que não é para deixar para estudar na última hora, e não é à toa. Eles sabem o que estão falando. Você pode escolher estudar sozinho ou participar de um grupo de estudos, veja o que funciona melhor para você.

Principalmente para provas importantes como o Enem ou o vestibular, o estudo deve começar bem antes do dia da prova. Isso porque, assim, você terá tempo de revisar a matéria, rever anotações, fazer exercícios e simulados, além de tirar dúvidas com seu professor.

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Deixar para a última hora faz com que a ansiedade e o estresse sejam ativados, afinal é muito conteúdo. Você ainda pode ter a sensação de que não entendeu tão bem quanto achava e aí, não haverá tempo para tirar suas dúvidas.

Faça exercícios físicos

Eles também fazem parte dessa preparação, pois aumentam o fluxo sanguíneo em nosso corpo, irrigando melhor o cérebro, o que favorece o raciocínio e memória.

Descanse

Não adianta passar longos períodos estudando. Chega uma hora que nossa mente cansa e passa a não assimilar mais nada. Períodos de descanso são essenciais para ter um aprendizado de qualidade.

Durma bem. É durante o sono que nosso corpo se recupera e o que aprendemos fixa-se na memória. Então deixe de virar noites estudando. Principalmente na véspera da prova, vá para a cama mais cedo, tente relaxar e se desligar do que acontecerá no dia seguinte. Leia um blog, veja suas redes sociais ou ouça um pouco de música para descontrair.

Organize-se

Conheça com antecedência o local da prova, defina como você irá até lá e quanto tempo isso poderá levar. Assim, você evitará atrasos e nervosismo desnecessários. Um dia antes, verifique se todo o material que você vai precisar está separado para não correr o risco de esquecer algo.

Respire fundo

Se você já seguiu as dicas até aqui, agora é só respirar fundo e seguir em frente. E isso não é só uma maneira de falar. Respirar fundo realmente ajuda. Na yoga, a respiração lenta é usada para tranquilizar e acalmar a mente.

O bom é que dá para fazer isso antes e durante a prova. Sempre que você perceber que está batendo aquela ansiedade, pare e respire fundo algumas vezes até você perceber que está tudo sob controle de novo.

E, lembre-se que é apenas uma prova. Embora esperamos ser aprovados — e saber como controlar o nervosismo e a ansiedade pode ajudar a conquistarmos esse objetivo — isso pode não acontecer. Tenha em mente que sempre haverá uma nova oportunidade.

Agora que você já conheceu nossas dicas, comece a se preparar para seu próximo desafio! Mas antes, não se esqueça de curtir nossa página no Facebook!

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