Warning: time() expects exactly 0 parameters, 1 given in /home/blogprealfacom/public_html/wp-content/plugins/rock-convert/inc/frontend/class-frontend.php on line 167
Dicas

Afinal, é melhor estudar sozinho ou em grupo?

Escrito por Pré-Alfa
Powered by Rock Convert

A vida estudantil é, certamente, cheia de questões. Estudar sozinho ou em grupo faz parte da lista de perguntas de muitos alunos. Há vantagens e desvantagens nas duas maneiras de se preparar. Além disso, o jeito de cada estudante conta muito, pois a escolha da melhor forma vai depender também do temperamento.

Alguns alunos preferem um estudo mais autônomo e aproveitam a ajuda do silêncio para entender as matérias. Outros estudantes priorizam a troca de ideias com os colegas. Quanto mais você se conhece e percebe o seu contexto, mais fácil será escolher como  aproveitar o tempo para estudar.

Acompanhe este post até o final e conheça um pouco das vantagens e desvantagens de cada modo de estudo. Confira!

Saiba se estudar sozinho é para você

Vantagens

Quando você opta por estudar sozinho, os estudos podem andar de acordo com o seu ritmo e o seu jeito. Dessa maneira, é possível aproveitar e ajustar seus horários, atendendo suas demandas e necessidades. Sabe aquele cronograma de estudos? Você pode adaptar, fazendo adequações.

Manter o foco e a concentração também fica muito mais fácil ao estudar sozinho, pois você tem mais controle para evitar as distrações. Afinal, você pode contar com a ajuda de sua família, além de poder se organizar para não ficar de olho nas redes sociais, por exemplo. As tecnologias digitais são tentadoras, não é mesmo?

Desvantagens

Talvez, uma das maiores dificuldades de se estudar sozinho seja não conseguir manter a disciplina. Ou seja, cumprir todos os horários estabelecidos em seu cronograma de estudos. Pense se você tem esse requisito tão necessário para estudar sozinho ou se precisa da ajuda de alguém.

Os resumos, fichamentos e exercícios devem ser seguidos à risca. Sabe aquele ditado “não deixe para amanhã o que pode fazer hoje”? Pois é, se encaixa perfeitamente aqui. Ao estudar sozinho, é possível que algumas tarefas sejam atrasadas, gerando matéria acumulada. Já pensou que bagunça?

Powered by Rock Convert

Perceba se estudar em grupo facilita sua vida

Vantagens

Entusiasmo e ânimo são importantes para estudar. Você precisa estar motivado para aprender. Estudar em grupo pode ser animado, pois, como falamos no início do post, você tem a oportunidade de compartilhar suas dúvidas com os colegas. Assim, o contato com o conteúdo pode se tornar mais leve e fácil.

A interação acaba sendo uma vantagem para alguns estudantes. Você também pode auxiliar dando aquela mãozinha aos colegas com a matéria que tem mais facilidade. Dessa forma, estudar em grupo pode ser muito vantajoso para todos.

Desvantagens

Como cada aluno possui um ritmo de aprendizagem, pode acontecer de nem todos acompanharem o mesmo tempo. Por isso, é importante que o grupo esteja alinhado e tenha afinidade para ter um bom nível de estudo e proporcionar progresso a todos. 

É bom também tomar cuidado com a falta de foco, pois estudar em grupo pode se transformar em uma grande confusão. Nós sabemos que, dessa maneira, não se conquista a tão esperada vaga. Por isso, quando decidir estudar em grupo, ajude a manter o foco, evitando assuntos que não tenham a ver com os conteúdos.

Conte com uma instituição especializada

Você pode optar por estudar sozinho ou em grupo, mas não pode abrir mão de frequentar uma instituição especializada em cursos preparatórios, pois essa é uma das fases mais desafiantes de sua vida. Um cursinho pode trazer vários benefícios, como: 

  • tirar dúvidas com professores experientes;
  • rever matérias específicas;
  • focar em suas dificuldades;
  • ter uma turma que segue o mesmo objetivo.

Por fim, compreender que tanto estudar sozinho quanto em grupo tem suas vantagens e desvantagens é um bom caminho para fazer sua escolha. A melhor opção é aquela que mais se encaixa à sua personalidade e suas necessidades atuais. Seja qual for, seu esforço pode trazer bons resultados.

Esperamos que este artigo ajude na decisão de estudar sozinho ou em grupo. Aproveite e leia também mais um post importante que traz dicas de como montar um grupo de estudos!

Powered by Rock Convert

Sobre o autor

Pré-Alfa

Deixar comentário.

Share This