Warning: time() expects exactly 0 parameters, 1 given in /home/blogprealfacom/public_html/wp-content/plugins/rock-convert/inc/frontend/class-frontend.php on line 167
Dicas

Afinal, como me preparar para o ENEM?

Escrito por Pré-Alfa
Powered by Rock Convert

Terminar o ensino médio com boas notas e ingressar em uma boa universidade é a principal preocupação dos jovens, que, em busca de uma boa colocação nos vestibulares das melhores faculdades do país, perguntam-se como devem se preparar para o ENEM.

Prestar bastante atenção nas aulas e dedicar uma boa parte do seu tempo livre aos estudos é fundamental para se dar bem na prova do ENEM. Mas não são todos os adolescentes que já têm o costume de estudar sozinhos em casa e, muitas vezes, enfrentam grandes problemas de concentração.

Antes de mais nada, é preciso entender que a rotina de estudos exige muita organização e planejamento. É necessário estipular os horários em que vai estudar e cumpri-los fielmente. Além disso, ter um cronograma de estudos pronto, feito no início da semana, é fundamental para não perder tempo decidindo o que estudar a cada dia.

Você é um desses jovens que quer tirar uma boa nota na prova do ENEM e conquistar uma vaga na faculdade e no curso dos seus sonhos? Veja, abaixo, algumas dicas práticas que vão ajudá-lo a se preparar para isso!

Fique bem informado e atualizado

Temas de atualidades também estão presentes no exame do ENEM e estar muito bem informado sobre tudo o que acontece no mundo é muito importante para não ser pego de surpresa nessas questões e perder pontos.

Sendo assim, procure ler jornais, revistas, sites de notícias e atualidades, assistir telejornais e acessar todas as possíveis fontes de informação que o deixem a par do que acontece nos cenários político, econômico, científico, tecnológico, social, dentre outros.

Além de ajudar nas questões desse tipo, esse hábito ainda o ajuda a criar um pensamento crítico, que pode fazer a diferença no desenvolvimento da redação.

Exercite a escrita

Não são apenas os exercícios e as questões que devem ser exercitadas. A redação do ENEM tem um peso bastante significativo na nota e não deve ser deixada de lado na hora dos estudos.

Powered by Rock Convert

Por isso, leia bastante sobre as principais regras da redação do ENEM e o que é esperado dela. Depois, busque alguns temas da atualidade e crie suas próprias redações sobre eles, exercitando sua argumentação e sua escrita.

Baixe apps úteis

Sabe aqueles momentos em que você não está fazendo nada, esperando algum amigo ou apenas passando o tempo mexendo no celular?

Você pode aproveitá-los para estudar de uma maneira mais divertida. Existem diversos apps que utilizam questões dos exames passados para testar o conhecimento do jogador, estabelecendo, inclusive, um tempo médio para a resposta. Vale a tentativa!

Descubra o seu jeito de estudar

Cada pessoa tem mais facilidade de aprender e memorizar de um jeito. Tem gente que prefere assistir vídeos, aulas presenciais, escrever um resumo da matéria, escutar podcasts, enfim, são muitas as maneiras.

Descubra as formas de estudo que mais se encaixam no seu perfil e com as quais você se identifica e foque nelas. O ideal é intercalar entre elas para fixar melhor os conteúdos.

Invista em um bom curso preparatório

Para quem deseja estar ainda mais preparado para o grande dia, investir em um bom curso preparatório também é um grande diferencial.

Os famosos cursinhos contam com materiais didáticos completos desenvolvidos especificamente para o ENEM, além de professores capacitados para transmitir seu conhecimento com foco nas matérias e características do exame, aumentando suas chances de sucesso.

Está em busca de um bom curso para ajudá-lo a se preparar para o ENEM? Entre em contato conosco e conheça nossa escola!

Powered by Rock Convert

Sobre o autor

Pré-Alfa

Deixar comentário.

Share This