Warning: time() expects exactly 0 parameters, 1 given in /home/blogprealfacom/public_html/wp-content/plugins/rock-convert/inc/frontend/class-frontend.php on line 167
Sem Categoria

4 passos para criar um cronograma de estudos infalível

Escrito por Pré-Alfa
Powered by Rock Convert

Quem estuda para o Enem ou o vestibular deve ficar atento não apenas a um bom material de estudo ou curso preparatório. Muitas vezes, o que faz o aluno ser aprovado nesse tipo de provas é a capacidade de criar cronograma de estudos.

É por meio dessa espécie de planejamento que é possível estudar de maneira eficiente e não deixar para trás uma matéria importante. Isso pode ser feito por muitas maneiras: desde a definição de prioridades até o processo de revisão do conteúdo.

Quer saber mais? Acompanhe este post e conheça 4 passos infalíveis para montar um cronograma de estudos imbatível. Confira!

1. Conheça sua rotina

Não adianta começar um cronograma de estudos se você não conhece sua rotina. Isso quer dizer que você precisa observar qual a sua disponibilidade de horas de estudos durante a semana e, até mesmo, no fim de semana, se assim achar melhor.

Conhecendo a sua rotina, você vai ter uma noção dos melhores horários para estudar, levando em consideração aspectos importantes como qual parte do dia ou da noite você acha que rende mais. Coloque em uma tabela os horários disponíveis e estabeleça os momentos ideais para estudar.

2. Faça uma escala de prioridades de estudos

Depois de saber quanto tempo estudará por dia e em quais dias da semana, chega a hora de selecionar o que estudar. Isso é fundamental para não deixar de estudar o que é mais importante.

Uma boa dica é separar um tempo maior para aquelas disciplinas que você percebe serem mais difíceis — matemática, física e biologia geralmente estão entre as que apresentam maior dificuldade. Dedique-se tanto ao material teórico quanto ao de exercícios.

Powered by Rock Convert

Além disso, evite estudar essas matérias no fim do dia. As disciplinas que você menos domina devem estar sempre no início da rotina de estudos. Isso porque sua mente está mais fresca e descansada, o que aumenta a capacidade de concentração e de fixação da matéria.

3. Separe tempo para simulados e revisões

A revisão é fundamental e não pode faltar no seu cronograma. Ela pode ocorrer por meio de simulados e resumos. Estes últimos são uma síntese das disciplinas, e devem ser lidos com regularidade.

É essencial revisar logo após estudar a matéria. Isso garante que você entenda, de fato, o assunto. Quando passar alguns dias, é importante retornar ao tema para manter ativo aquele conhecimento na sua memória.

4. Evite distrações

Televisão ligada, smartphone com jogos e internet no computador: essas são verdadeiras tentações para os estudantes. Ainda mais agora que o vestibular está perto, é preciso deixar de lado as distrações durante os estudos para que elas não comprometam o seu rendimento.

Neste sentido, desligue todos os dispositivos eletrônicos que não são necessários para os seus estudos. É melhor fazer intervalos pontuais durante a sua rotina para renovar as energias e não comprometer o seu desempenho.

Essas foram algumas dicas para criar cronograma de estudos. É importante também incluir momentos de descanso nesse processo. A sua memória consegue de fato ser mais potente quando tem espaços livres, sem estar pressionada a decorar informações. Portanto, faça intervalos de alguns minutos em cada etapa de estudos.

E aí, gostou dessas informações? Fique por dentro de outros assuntos interessantes curtindo a nossa página no Facebook!

Powered by Rock Convert

Sobre o autor

Pré-Alfa

Deixar comentário.

Share This